The Bible gets clear when we consider the historic happenings. And it has to be thus because "AND THE WORD BECAME FLESH AND DWELT AMONG US". Bible Code in detail see: WWW.HOPETALK.ORG. A Bíblia fica clara quando levamos em consideração os acontecimentos históricos. E deve ser assim porque "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". Código em detalhe: WWW.BIBLIA.COM.BR | Baixe livros grátis, visite o site www.varandadelivros.com |

sábado, 1 de novembro de 2014

A TRISTE HISTÓRIA DA MORTE I

A TRISTE HISTÓRIA DA MORTE

A morte é cruel e democrática ao mesmo tempo. Ninguém a quer, mas o bonito e o feio passam por ela. O pobre e o rico, mesmo tendo lutas diferentes; também passam pelo algoz. O crente e o ateu têm que enfrentá-la. Para a morte não tem desculpas, não há argumentos, não há conversa; ela vem e faz o estrago nos corações de quem fica. Ela é cruel porque não tem um pingo de “sentimento, respeito, ou qualquer outra coisa” por ninguém. Nem Jesus teve como escapar dela. O próprio Deus passou pelo que a humanidade passa a mais de seis mil anos – a experiência da morte.


Quando foi que a Morte ganhou vida? Deixe-me esclarecer esta antítese. Quando foi que a Morte começou sua história? Tecnicamente foi quando “houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” Apocalipse 12:7. Mas a Morte começou de fato quando Eva desobedeceu a Deus e Adão acompanhou, por opção, a desobediência de sua esposa. Quando o casal viu a folha murchar; o primeiro cordeirinho ser morto para prover-lhes roupas físicas e espirituais; então a Morte começou de fato. Pois, “assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” Romanos 5:12.

Um dado interessantíssimo foi que Deus, na sua imensa sabedoria, impôs regras lógicas e claras ao reino da Morte. O Acusador trouxe o reino da Morte à Terra. No entanto ele teve que aceitar essas três condições do Criador. Se Deus é o Criador; Ele pode impor o que quiser, quando quiser, como quiser. Restam ao Aqui-inimigo as propagandas falsas. Nisso ele é craque! Nisso ele tem experiência!


As três regras apresentadas no livro da vida – a Bíblia – são perenes, lógicas, sábias e justas. Qualquer ideia estranha a essas três regras impostas à Morte, fará parte das propagandas falsas do Arqui-inimigo de Deus. Os seis mil anos de propagandas falsas resultaram em muitas versões sobre o que é a Morte e o que acontece às pessoas que morrem. Uns pensam que morrer é passar para outra dimensão cósmica. Outros pensam que os mortos continuam tendo participação entre os vivos. Há aqueles que pensam e ensinam (e baseados na Bíblia) que uns vão para o Céu e outros vão para o Inferno. O que a Bíblia ensina de fato sobre o reino da Morte entre os humanos? Antes vale ressaltar que a Bíblia não se contradiz; pois se assim for, deixa de ser Palavra de Deus. Se encontrarmos uma contradição, na verdade estaremos tentando forçar o texto para dizer alguma coisa que queremos ouvir.

O berço poderoso da propaganda que pôs em cheque o ensino cristalino bíblico; foi o antigo Egito. Os conceitos dualísticos pagãos egípcios foram exportados para todo o mundo. O filósofo grego Platão foi o grande difusor das ideias pagãs sobre a morte. A ideia grega foi tão forte que penetrou até entre os rabinos judaicos. A ideia equivocada da morte trouxe confusão quanto à palavra inferno. A concepção popular de inferno é grega também, e não bíblica. Embora não seja nosso foco falar sobre o inferno; vale um adendo quanto à ideia bíblica sobre o inferno. O que posso adiantar é que inferno se refere à sepultura apenas. Os outros sentidos para inferno são pagãos. O próprio Jesus confrontou o ensino cristalino da Bíblia com as ideias pagãs sobre a morte e o inferno. A parábola de Lázaro fala sobre isso. O cristianismo desde muito cedo sofreu com essas ideias errôneas e atribuídas como sendo da Bíblia. O apóstolo Paulo foi o grande escritor que combateu isso. Seus primeiros livros já tocavam no assunto morte; basta examinar I e II Tessalonicenses. No entanto, I Coríntios 15 é categórico quanto a esse tema.

A primeira condição sino qua non imposta por Deus ao reino da Morte foi; não haver parte ativa e parte inativa ao morto. Há muitas idéias e interpretações errôneas sobre pontos que envolvem isso. Corpo, Alma e Espírito são partes do homem muito incompreendidas. O que é cada parte dessas? Na verdade a pergunta correta não é o que seja; pois cada corrente filosófica ou espiritualista pode definir de forma diferente. O correto é perguntar o que a Bíblia diz sobre cada parte constitutiva do homem? Se a Bíblia é a palavra de Deus; ou melhor, se você a considera como tal; ela deve ter a visão correta.


Essa regra número um quer dizer que o homem quando morre; tudo que o compõem cessa a atividade. Tudo fica inerte! Essa regra elimina a ideia que a alma permanece enquanto o corpo deixa de existir. Corpo, alma e espírito são diferentes pontos de vista da pessoa humana como um todo. O que é cada uma dessa parte biblicamente falando? Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz.

Alma é o que para você? As pessoas podem ter suas mil e uma definições; mas a opinião aqui não deve ser pessoal; deve ser bíblica. E se você estudá-la descobrirá que há três conotações para a palavra alma: vida (Atos 20:10, Lucas 12:20); coração (Gêneses 34:3, Marcos 14:34) e pessoa. Nas línguas originais, hebraico e grego, as duas palavras são as mesmas para as três idéias (nephesh/hebraico e psiché/grego). Destaco esta última conotação porque facilitará o tema abordado aqui. Todas as vezes que a Bíblia apresentar alma como pessoa, ela estará se referindo a alguém viva e não morta; pois, “a alma que pecar, essa morrerá” Ezequiel 18:20. Alma não é algo fantasmagórico como aparece nos desenhos animados ou filmes. Isso é ideia pagã vinda da propaganda falsa do Acusador de Deus.

Definir corpo é muito fácil. Corpo é a matéria que seres vivos são formados. Nesse sentido o homem e os animais são iguais. Os ossos, a carne, o cabelo, o nariz; tudo isso são parte do corpo. Não há controvérsia quanto a isso. Todos concordam que corpo é a parte visível. A Bíblia apresenta o corpo desse jeito mesmo.

E Espírito? Aqui mora a confusão na cabeça das pessoas, também. Para muitos; espírito é a mesma coisa que alma. Como você define Espírito? Como você aprendeu a definir essa parte constitutiva do homem? E você já leu na Bíblia a definição de Espírito? Como Deus define Espírito? É necessário mais uma vez recorrermos aos vocábulos originais para dissiparmos todas as incongruências. Em hebraico o termo para espírito é, ou melhor, são ruach e neshemah; e em grego é pneuma. Ambas as línguas querem dizer a mesma coisa: vento, ar, respiração. Além dessa intencionalidade vocabular; o texto bíblico estende seu sentido conotativo para oito outros significados: faculdade morais, conhecimento, ânimo, vida, pessoa do Espírito Santo, anjo, entidade maligna, e fôlego de vida. O sentido primário, ou sentido denotativo, para Espírito é o fôlego de vida. O verso bíblico espetacular para se explicar o sentido denotativo da palavra espírito está em Gêneses 2:7 que diz “formou Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o FÔLEGO de vida, e o homem passou a SER alma vivente”. Pode-se concluir seguramente que o homem não tem uma alma; ele É uma alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário