The Bible gets clear when we consider the historic happenings. And it has to be thus because "AND THE WORD BECAME FLESH AND DWELT AMONG US". Bible Code in detail see: WWW.HOPETALK.ORG. A Bíblia fica clara quando levamos em consideração os acontecimentos históricos. E deve ser assim porque "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". Código em detalhe: WWW.BIBLIA.COM.BR | Baixe livros grátis, visite o site www.varandadelivros.com |

sábado, 24 de maio de 2014

ORIENTE MÉDIO: A POLÍTICA E A HISTÓRIA DE HOJE.

Eu li o jornal The New York Times virtual de 21 de Maio de 2014 e fiquei pensando com os meus dados. Fiz alguns questionamentos para mim mesmo. Quero compartilhar. A matéria intitulado:Seeking Balance on Mideast Visit, Pope Pleases Few”  (Em busca de equilíbrio na visita ao oriente, Papa agrada pouco); fez-me pensar sobre religião, história e política.
Francisco I vai ao Oriente Médio munido de um Imam e um Rabi amigos e provenientes da Argentina. Um representando o Islamismo e o outro representando o judaismo. Imam é um líder religioso “máximo” do Islã e o Rabi é o líder também religioso “máximo” do judaísmo. Essas duas religiões não tem representação universal máxima como a Igreja Católica. O Papa se autointitula representante máximo de todo o cristianismo. O judaísmo e o islamismo não tem um cabeça dessa magnitude. Cada Região tem o líder máximo; por exemplo, Nova Iorque tem um, Buenos Aires (que acompanha o Papa) tem outro e assim sucessivamente.
Enfim, aos questionamentos: Por que o Papa é tão intrometido em questão política? Por que os Presidentes de todo mundo “come” na mão do Papa? Por que Políticos preferem pedir intervenção do Papa e não da ONU, Tribunal de Haia (Nicolás Maduro da Venezuela é um exemplo)? E a pergunta que eu considero mais importante: Por que os Católicos não gostam de pessoas que veem isso com maus olhos? Se você é um católico; deveria temer esse tipo de coisa e reprovar a atitude de Sua Santidade. Eu digo porque você deveria agir assim e não ficar alimentando ódio contra os fatos. Examine a história passada para se precaver da história presente.
De 538 AD, a Igreja de Roma passou a agir do jeito que está agindo. O imperador Romano Bizantino colocou a Igreja Romana como o cabeça de todas as igrejas cristãs e ela passou a agir como tal. De lá para cá, o Bispo de Roma foi ganhando poder e influência que os reis e príncipes não procuravam outra autoridade senão o Bispo chefe. Nessa época ainda não havia sacramentado o título Papa. Um dado interessante é que Francisco I prefere ser chamado de Bispo de Roma à Papa.
Com essa proeminência toda, a história testemunhou as perseguições às pessoas do cristianismo que pensavam diferentes que resultou na pior carnificina humana: A Santa Inquisição. Santa só no nome! De 538 AD a 1798 AD, o Bispo de Roma reinou absoluto. Eu, particularmente, não vi vantagem; pelo contrário, muitas desvantagens. Ele se envolveu tanto com a política que se esqueceu da fé. Será que isso não vai voltar a acontecer?
A política humana nunca vai salvar o mundo! Isso porque ela é egoísta, exploradora, injusta, vaidosa. Jesus foi claro ao separar política e religião: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21). A história me força a não aceitar nem o namoro de política e religião. Sua Santidade está cometendo um erro que aconteceu no passado.
Na visita ao Oriente Médio, Francisco falará mais de política que de religião. Nos dias 24, 25 e 26 de Maio corrente, vai tentar unir cão e gato. Os Palestinos ganharam o status de Estado com uma resolução de 2012 na ONU. Foi a maior vitória de Mahmoud Abbas, presidente atual. O Papa tratará os palestinos como povo que tem um país. Isso é um insulto para os Israelenses. A ênfase de Sua Santidade será para os palestinos. Mesmo assim conversará de amigo para amigo com o presidente  israelense Benjamin Netanyahu. Tanto Abbas quanto Netanyahu sorrirão de coração para Francisco. Ambos tem respeito e admiração por sua Santidade. Este rezará Missa nos dois territórios! Ele tentará agradar os dois lados. Acho muito difícil ele conseguir; mesmo com respeito e admiração de ambos! Mas se Sua Santidade conseguir essa proeza, ficarei do lado daqueles que veem o Papa Francisco como o homem da cura da ferida mortal que sofrera em 1798 AD. Caso essa viagem não dê frutos esperados; ficarei do lado daqueles que veem Francisco como apenas mais um Papa de Mídia como foi o Papa João Paulo II.
Se você não gosta de pessoas que escreve assuntos que exponha Sua Santidade, sugiro que peça ou ore para que ele saia da política e venha para religião apenas. Mas para isso ele tem que abdicar da coroa que carrega de Rei do Vaticano. Para isso, Sua Santidade tem que vender o Vaticano para a Unesco e esquecer da política de Estado. Eu tenho minhas dúvidas que ele vá fazer isso. Sugiro que você comece a distinguir o povo católico do sistema eclesiástico católico romano. Não tenho dúvida que Jesus ama os católicos infinitamente; mas aborrece piamente as práticas horríveis do sistema eclesiástico católico romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário